QUEM SOMOS
Início | Quem Somos

Quem Somos

O Portal Planetazul é um Portal sobre ambiente e sustentabilidade dirigido ao público em geral.

Com foco na informação, consumo e modos de vida mais sustentáveis, constitui-se como um espaço onde todas as pessoas, de qualquer área de formação e actividade, poderão obter informações para um consumo mais sustentável, modos de vida e lazer mais responsáveis e amigos do ambiente e conselhos e melhores práticas de ecoeficiência e ecopoupança.

Além das áreas de interesse do dia-a-dia de todas as pessoas – Vida&Lazer, Casa, Empresa e Local – através do canal Notícias, com redação própria e isenta, e do canal Saber, escrito por especialistas nacionais, o Portal Planetazul dá a conhecer as temáticas mais recentes e pertinentes que marcam a actualidade local, nacional e mundial nas áreas do ambiente e da sustentabilidade, com impactes na vida de cada um dos habitantes do nosso Planeta Azul.

Missão

Ser um portal de uso diário pelos portugueses, promovendo a integração do ambiente e da sustentabilidade em todos os aspectos da sua vida pessoal, social e profissional.

Do Verde para o Azul

Tipicamente o ambiente é identificado pela cor verde. Apesar dessa associação natural, a cor do portal Planetazul, que aborda o ambiente e o desenvolvimento sustentável como um assunto de interesse para todos, é também influenciada pela principal tendência actual da população em geral – a de pensar cada vez mais no ambiente integrado na sustentabilidade como um todo, como conceito mais amplo que integra a vertente ambiental, mas considera também as vertentes económica, social e cultural, numa perspectiva de manutenção do desenvolvimento e dos padrões de vida actuais, e da sua necessária evolução com maior responsabilidade, ética e eficiência.

A própria abordagem ambiental engloba também, cada vez mais, conceitos e preocupações que ultrapassam os impactes directos na natureza, ecologia e biodiversidade, reflectindo-se na vida das pessoas, na competitividade das empresas e dos países e na capacidade de assegurar e prever o futuro, com a grande preocupação já interiorizada por todos – as alterações climáticas – e com o fenómeno crescente de crises que deixaram de ser ambientais para passar a ser também económicas, sociais e culturais.

O “verde de ambiente” caminha assim para o “azul de sustentabilidade”.

Estatuto Editorial

1. O portal Planeta Azul é uma publicação online sobre ambiente e sustentabilidade, congregando informação de uma forma completa e detalhada nas vertentes noticiosa, formativa, científica e utilitária, abrangendo aspectos culturais, de lazer e de lifestyle.

2. O portal Planetazul é um portal sobre “info-consumo” sustentável, promovendo o encontro entre os novos tipos de procura e oferta sustentáveis.

3. O portal Planetazul está particularmente atento a assuntos ou notícias que tenham um impacte estrutural no ambiente, ou seja, que representem implicações efectivas nas práticas e nos comportamentos das pessoas, das empresas e das autarquias.

4. O portal Planetazul rege-se por critérios de rigor, objectividade e criatividade, rejeitando o sensacionalismo noticioso e o fundamentalismo ambientalista ou de qualquer natureza, e é independente dos poderes político, económico ou ideológico.

5. O portal Planetazul distingue criteriosamente as notícias dos conteúdos opiniativos, reservando-se o direito de ordenar, interpretar e relacionar os factos e os acontecimentos.

6. O portal Planetazul guia-se pela liberdade de expressão e pelo pluralismo de ideias, pelo que, além do trabalho da equipa de jornalistas e dos especialistas convidados, está aberto às sugestões, críticas ou comentários do público em geral, salvaguardando-se sempre a Lei da Imprensa e as orientações definidas neste Estatuto Editorial.

7. O portal Planetazul tem uma actualização diária e permanente e coloca em evidência as potencialidades multimédia da Internet, veiculando a informação através de texto, imagem, vídeo e som.

8. O portal Planetazul é uma publicação editada em português mas com âmbito internacional, garantindo a sua difusão através da Internet.

9. O portal Planetazul é dirigido a todas as pessoas, independentemente do género, idade, condições sócio-económicas, localização geográfica e tipo de actividade profissional.

Grupo About Media

O Portal Planetazul é um projecto do Grupo About Media, um grupo editorial português, que desde 1998 produz e disponibiliza informação sobre o mercado do ambiente e das cidades em Portugal.

Com um enfoque predominantemente económico e empresarial, centrando-se na indústria do ambiente, nas cidades e na economia sustentável e pautando-se pelo rigor, clareza e dinâmica, faz chegar ao mercado as soluções e ferramentas indispensáveis aos seus profissionais através de diversos suportes e eventos, onde se incluem:

 o jornal água&ambiente
 o jornal arquitecturas
 o portal ambienteonline
 um conjunto de conferências e exposições empresariais, de carácter regular e pontual, que constituem eventos de referência para os sectores da água, energia, resíduos e cidades, envolvendo os principais intervenientes e decisores do mercado do ambiente e das cidades em Portugal.

Conheça melhor o Grupo About Media (clique aqui)

• Água
• Ambiente
• Biodiversidade e paisagem
• Construção e arquitectura
• Energia
• Resíduos
• Sustentabilidade
• Ciência
SABER
Pela Eurodeputada Maria da Graça Carvalho
AGENDA

9 a 10 Abril de 2014.
 
BLUE LIFESTYLE
• Ambiente
• Decoração - tendências
• Hotel
• Moda - shopping
• Moda - tendências
• Noite&Dia
• Restaurantes
• Spa
• Viagem
Vintage
Móveis de outros tempos
 
SONDAGENS
SUGESTÃO

Livro
Guide to Natural Housekeeping
 
Canais
Directórios
Apoios
My Portal
Quem Somos