NOTÍCIAS
Início | Notícias | Destaque da Semana

Praias Planetazul
21/07/2010
No Porto Santo, nem só apanhar sol faz bem. A areia e a argila curam
Redacção Planetazul
A praia de areia amarela do Porto Santo não serve só para ir a banhos e tostar ao sol. Aquele local do arquipélago da Madeira é o único no país cujas areias e argilas são usadas com fins medicinais. Esta utilização não é nova (há quem diga que tem séculos), mas agora há ciência para manter a magia da praia do Porto Santo.
“É uma praia única em Portugal, distingue-se das demais europeias pela sua composição. É uma areia especial por ser carbonatada e biogénica, propriedades físicas químicas e térmicas que permitiram o seu uso em processos de naturoterapia durante séculos”, explicou o investigador em geomedicina da Universidade de Aveiro (UA), João Baptista, à agência Lusa.

Traduzindo por miúdos as palavras do investigador. Ao longo dos tempos, as areias do Porto Santo foram utilizadas para curar muitas doenças reumáticas, ortopédicas e fisiátricas. Porém, de acordo com os estudos de João Baptista, a terapia popular ganhou fundamentação científica. “Além da composição química, é especial pela textura, sendo uma areia extremamente fina [o grão tem um quarto ou oitavo do milímetro], pela forma das partículas que são lamelares e pela dureza do material, o que a torna menos abrasiva” permitindo uma grande aderência à pele, acrescentou.“Esta praia é muito aconselhada por médicos ortopedistas para a terapia de doenças do foro ortopédico e reumático. Mas as qualidades terapêuticas não se ficam por aqui, pois são muitos os que procuram a nossa praia devido a questões de saúde relacionadas com stress, esgotamento, fadiga e até mesmo para a recuperação pós-parto”, completa Gina Brito Mendes, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal do Porto Santo.


Os banhos do Porto Santo

Apesar de não servir só para ir a banhos, também dá. “Esta praia distingue-se de todas as outras pela temperatura da água do mar, do ar e da areia, bem como pelas propriedades terapêuticas das suas areias”, assegura a vereadora ao Planetazul. “Como natural da Ilha de Porto Santo, posso dizer que, de facto, já testei as suas propriedades medicinais”. Por isso, Gina Brito Mendes arrisca: “Aventuro-me a afirmar que a nossa praia, em toda a sua extensão, é como um grande SPA ao ar livre”.

Com todos estes atributos, a praia torna-se fundamental para a ilha. “Sem dúvida [devido] às suas qualidades únicas que a distinguem de todas as outras, bem como a sua beleza natural, que permite que a ilha seja também conhecida como Ilha Dourada, precisamente devido à tonalidade da areia de praia”, revela a vereadora.


Outras utilizações

São nove quilómetros de extensão com cerca de 30 mil anos, de origem vulcânica, formados com o desmantelamento de um recife de coral, o que pode ajudar a explicar a criação do seu valor medicinal.

João Baptista destaca outros benefícios da areia: a agricultura biológica com foro medicinal, pois as suas propriedades dão sabores distintos aos produtos hortícolas e frutícolas, e a sua utilização na formação da cal para aplicação na construção civil.

Mas, para quem viaja à “Ilha Dourada”, nem só na areia está a possibilidade de melhorar o seu corpo. A água do mar da ilha, do ponto de vista químico e bacteriológico, tem uma grande quantidade de iodo, e faz com que um adepto da praia ganhe um “bronzeado único, cor de chocolate dourado, em comparação com o conseguido nas outras praias” - uma das futilidades preferidas da época estival. Também a argila é usada, como no continente, na praia do Meco, para banhos com fins dermatológicos.

Agora, as areias e argilas ganharam lugar em SPAs do Porto Santo que cativam clientes da Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suíça, Itália e, obviamente, portugueses. Embora exista este tipo de areia nas Canárias e Cabo Verde, “o único sítio onde se regista a sua utilização para tratamentos da saúde humana é no Porto Santo”.

O resultado da investigação nesta área permitiu a João Baptista, em parceria com outro investigador da UA, Celso Gomes, lançar um livro – Os Minerais na Saúde Humana - Benefícios e Riscos - para pôr preto no branco as fantásticas propriedades da areia amarela. O livro (bilingue) reúne tudo o que é conhecido em relação aos efeitos positivos e negativos dos minerais na saúde humana.
• Água
• Ambiente
• Biodiversidade e paisagem
• Construção e arquitectura
• Energia
• Resíduos
• Sustentabilidade
• Ciência
SABER
Pela Eurodeputada Maria da Graça Carvalho
AGENDA

9 a 10 Abril de 2014.
 
BLUE LIFESTYLE
• Ambiente
• Decoração - tendências
• Hotel
• Moda - shopping
• Moda - tendências
• Noite&Dia
• Restaurantes
• Spa
• Viagem
Vintage
Móveis de outros tempos
 
SONDAGENS
SUGESTÃO

Livro
Guide to Natural Housekeeping
 
Canais
Directórios
Apoios
My Portal
Quem Somos