VIDA & LAZER
CASA
EMPRESA
LOCAL
Início | Vida & Lazer

26/04/2011
Lixo para uns…
… tesouro para outros
Ser um consumidor responsável é encontrar o equilíbrio entre a qualidade de vida e o consumo de bens e serviços, evitando o desperdício de recursos. As feiras e lojas em 2.ª mão, de antiguidades ou de velharias, os leilões e as bolsas de usados são alternativas ao consumo desenfreado dos nossos dias. Por necessidade, porque o "vintage" está na moda, por não saber o que fazer a tanta "tralha", porque quer um presente original ou porque é um cidadão consciente, adira à causa "o lixo de uns é o tesouro de outros".
Será possível efectivamente não consumir?
Adoptar uma abordagem mais sustentável ao nível do consumo é, acima de tudo, não desperdiçar recursos. Contrariar a sociedade dos produtos descartáveis, obsoletos e desactualizados é evitar comprar produtos novos (muitas vezes por impulso), é encontrar alternativas para os produtos e embalagens de usar e deitar fora, é pedir emprestado ou alugar, é usar a internet (no caso das publicações, por exemplo), é comprar usado, é arranjar ou reparar, é ter cuidado na utilização e manuseamento e é doar quando já não precisamos mais das coisas e adquirir outras doadas por terceiros. Deste modo fica pouco espaço para aquilo que é realmente necessário, preciso ou até mesmo desejado em primeira mão.
O mercado dos produtos usados

Além dos leilões de internet, as feiras de objectos usados, lojas de antiguidades ou de artigos em 2.ª mão, são uma alternativa cada vez mais em voga. Por questões de economia familiar, necessidade, atitude ou consciência ambiental, aos bens de consumo é "dada uma nova oportunidade" de continuarem as suas histórias na cadeia de consumo. Nas cidades de Lisboa e do Porto as míticas feiras da Ladra e da Vandoma (respectivamente) são desde há muitos anos, e antes da "moda", locais de eleição para a venda daquilo que não faz falta e para encontrar objectos raros e originais. Qualquer um pode vender e/ou comprar não sendo necessária licença da respectiva autarquia. Basta chegar cedo para encontrar um bom "spot" e saber regatear.

A par deste mercado das feiras e das lojas existem outras iniciativas onde é possível trocar de o que não queremos por aquilo que precisamos.

Bolsa de usados do Planetazul
A Bolsa de Usados do Planetazul é uma nova plataforma existente no portal Planetazul na qual pode divulgar os bens que estejam a ocupar espaço lá em casa, encontrar as ofertas dos outros utilizadores do portal ou colocar algo que esteja à procura para trocar ou comprar.
A inserção dos anúncios é gratuita e apenas está sujeita à confirmação do Planetazul, antes de sua publicação on-line. Embora seja obrigatório o preenchimento do campo relativo ao preço, este pode ou não ser negociável (basta indicar) ou mesmo ser zero, caso prefira uma doação a um negócio comercial.
Lisboa Freecycle®
O Lisboa Freecycle® é um grupo com cerca de 4500 pessoas, que está aberto a todos os que querem "reciclar" algum objecto em vez de o deitar fora. A regra principal é que tudo deve ser gratuito.
Este grupo faz parte da rede Freecycle (freecycle.org), uma organização sem fins lucrativos, que tem como objectivo manter bens materiais fora dos aterros e lixeiras.
Bolsa de livros escolares usados
Os livros escolares representam uma grande fatia do orçamento das famílias na época de regresso às aulas. Diminuir este valor nem que seja pela diferença de um livro pode representar uma grande ajuda e portanto, todos os anos, são dinamizadas acções por várias entidades. Por exemplo, o Centro de Estudos Ponte Para o Saber (Samouco, Alcochete) em 2010 promoveu a Bolsa de Livros Escolares Usados, uma campanha para recolha e entrega de livros escolares de anos anteriores com razoável estado de conservação (ainda que tivessem alguns exercícios resolvidos). Em troca, o centro de estudos oferecia a taxa de inscrição e descontos na explicação, bem como a possibilidade de inscrição dos explicandos na bolsa, para usufruírem de empréstimo de livros durante o ano lectivo.
Relacionar artigos: Bolsa de Usados Planetazul
Ler também:
  -  Bolsa de Usados
• Água
• Ambiente
• Biodiversidade e paisagem
• Construção e arquitectura
• Energia
• Resíduos
• Sustentabilidade
• Ciência
SABER
Pela Eurodeputada Maria da Graça Carvalho
AGENDA

9 a 10 Abril de 2014.
 
BLUE LIFESTYLE
• Ambiente
• Decoração - tendências
• Hotel
• Moda - shopping
• Moda - tendências
• Noite&Dia
• Restaurantes
• Spa
• Viagem
Vintage
Móveis de outros tempos
 
SONDAGENS
SUGESTÃO

Livro
Guide to Natural Housekeeping
 
Canais
Directórios
Apoios
My Portal
Quem Somos